III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - UNIFEI/2019.
- Núcleo Travessia
- May 8, 2019
- 1 min read
Com o objetivo de manter vivo o debate sobre a urgência da reforma agrária e a luta contra as mazelas causadas pelo latifúndio, o MST promove com as universidades a JURA (Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária).

Na Universidade Federal de Itajubá, campus Itajubá, a JURA completou a sua terceira edição em 2019 e foi organizada por uma comissão autônoma de alunos e professores, contando ainda com apoio do Núcleo Travessia. Como de costume, a JURA na UNIFEI acontece em calendário programático com outras universidades e institutos federais do Sul de Minas, estando na programação deste ano a UFLA, Unifal e o IFMG, campus Inconfidentes. Tendo como lema “Semear a Terra, Alimentar a Educação, Construir Emancipação", as JURAS do Sul de Minas tinham como diretriz a abordagem de temas sobre a Questão Agrária, a Defesa da Educação Pública e os Direitos Humanos.
Seguindo as diretrizes, a programação de Itajubá, realizada em 08 de maio, contou com a mesa redonda “O Agro é Tóxico” composta por Marcela Agudo (professora UNIFEI), Gabriela Santos (mestranda Memarh-UNIFEI) e Matheus Gama (estudante de medicina de Itajubá); a mesa “Questão Agrária, Direitos Humanos e Democracia” composta por Antônio Almeida (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), Renan Andrade (Instituto Internacional Arayara), Larissa Goulart (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Avelin Buniaca Kambiwa (Indígena); e intervenções artísticas e exposição de livros e produtos da agricultura familiar e da reforma agrária.
Comments