

Projetos de Pesquisa e Extensão
____
Projeto de extensão
2024 - atual
UNIFEI E COMUNIDADE: A Pós-Graduação como força propulsora para ações práticas de inovação comunitária, sustentabilidade e inclusão
Trata-se da junção de um conjunto de projetos de extensão em execução nos programas de pós-graduação da Unifei, especificamente no PPG-DTECS, PPG-MPEH e PPG-MPA, com o objetivo de fortalecer as atividades de extensão no âmbito da pós-graduação da UNIFEI, a partir de ações interdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a participação social e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O PPG-DTECS desenvolve dois projetos: (a) Ciência e Tecnologia na Educação Tecnológica: saberes e fazeres populares; (b) Inovação e Tecnologias no campo da Economia da Cultura: pesquisa e implementação de emprego e geração de renda no Território da Mantiqueira. As duas propostas partem do campo teórico da tecnociência solidária, tendo como fundamento os saberes populares das comunidades rurais, das tradições ancestrais africanas e indígenas e dos conhecimentos presentes nos municípios de pequeno porte. Desses lugares, se vislumbram o potencial para outras plataformas, produtos, metodologias e práticas que podem trazer impactos à sociedade e, consequentemente, ao desenvolvimento local, a partir dos saberes e fazeres populares. Espera-se que este projeto culmine na constituição de um laboratório multiuso para elaboração de produtos, processos, metodologias e práticas organizativas tecnocientíficas solidárias que fortaleçam trabalhos coletivos, associações e cooperativas. Espera-se, ainda, que ocorra a implementação de um programa de promoção do desenvolvimento, tomando como referência o papel mediador da universidade, voltado às políticas de sustentabilidade sem perder de horizonte ciência, a tecnologia, o bem viver e a justiça social.
Projeto de extensão
2023- atual
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: Dos saberes populares para uma formação tecnológica e geração de renda
rata-se de apresentação das discussões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no campo da educação tecnológica para fins de implementação de tecnologias sociais aplicadas em contextos escolares, a partir dos saberes comunitários para geração de renda, estas circunscritas à economia criativa e solidária. Justifica-se devido ao processo de apagamento dos conhecimentos populares das erveiras e materas que têm o conhecimento e o domínio dos princípios ativos das plantas para fins de confecção de artefatos fitoterápicos, o qual carece de preservação, registro e divulgação científica, tendo a universidade o papel, no campo do fomento das tecnologias sociais, de intervir nesses processos, dado as suas competências na formação de massa crítica e de quadros profissionais, bem como de divulgação e aplicação de conhecimentos acadêmicos à comunidade. Objetiva-se capacitar professores e alunos da rede educacional, pública e privada, de Itajubá/MG para construção de um herbário para catalogação e cultivo de plantas para fins de estudo, registro e experimentos. Espera-se com esta execução científica trazer conhecimentos populares e comunitários à formação e à capacitação de profissionais da educação e alunos para atividades que possam gerar subsídios para políticas formativas e geração de renda, dentro do campo da CTS, cuja o aprendizado incorpora a criatividade, a arte, a identidade local, a história, a solidariedade, a troca e a sociabilidades elementos que se valorizam nas ações, atividades e intervenções de inovações e tecnologias sociais.
Projeto de extensão
2023- atual
VI Travessia nas Serras da Mantiqueira: celebrando parcerias e pensando futuros Encontro Peroba/Travessia
Esta ação tem como objetivo debater os desafios enfrentados pela OCS Peroba e pelas mulheres organizadas e as possibilidades de projetos futuros construídos em parceria com Travessia/Unifei, bem como apresentar a trajetória do Núcleo Travessia de pesquisa e extensão e a relação do grupo com a comunidade e compreender as perspectivas dos agentes e atores de desenvolvimento sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento rural na comunidade, em Itajubá e região. Foi realizada no dia 16 de dezembro de 2023.
Palavras-Chave: Bairro rural da Peroba, Núcleo Travessia, extensão universitária.
_________
Projeto de Pesquisa
2022- atual
Agricultura familiar e desenvolvimento rural no sul de Minas: expressividade sócio econômica, gestão e políticas públicas
Este projeto tem como objetivo fazer um estudo quantitativo e qualitativo da agricultura familiar da microrregião Itajubá, no Sul de Minas, através da identificação e análise dos projetos coletivos, programas públicos e sujeitos sociais com relação às suas formas de organização, produção e potencial para o ecoturismo, que sirva de subsídio e de apoio para planejamentos e estratégias de longo prazo, possibilitando aos atores sócio-políticos identificar pontos fortes e fracos, potencialidades e limitações na organização de ações coletivas para o desenvolvimento rural, bem como para gerar informações e conhecimentos disponibilizados como insumo para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na busca por diagnosticar a expressividade da agricultura familiar, o projeto pretende reafirmar o seu papel para a economia local e o desenvolvimento rural.
Projeto de Extensão
2021-2021
Podcast "Vamos nos reunir!" sobre as experiências de organização social da agricultura familiar no sul de Minas
O projeto teve como objetivo a divulgação e o intercâmbio de experiências, de saberes e das boas práticas agroecológicas entre os agricultores, a partir de um programa de podcast que privilegiou a oralidade do sujeito do campo e buscou promover a inclusão digital rural a partir da apropriação de novas ferramentas tecnológicas. Para tanto, a metodologia do projeto englobou práticas que viabilizassem o acesso às ferramentas e plataformas digitais a partir de diagnóstico prévio que pôde revelar como funciona o consumo das mídias sociais entre as comunidades rurais e organizações sociais do sul de Minas Gerais.
Projeto de Extensão
Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA): fortalecimento da comercialização dos agricultores familiares orgânicos da Peroba Itajubá (MG)
2020-2020
O projeto parte de uma demanda apresentada pelos agricultores orgânicos do bairro rural da Peroba sobre o escoamento de suas produções, que são certificadas como produção orgânica através da Organização de Controle Social - "OCS Peroba". Os principais meios de comercialização utilizados pelas famílias da Peroba são a feira e o mercado institucional "Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)", que por sua vez são mercados limitados, pois no PNAE há o limite de venda por família e na feira existe oscilação nas vendas semanais. Desta forma, os agricultores têm o desejo de aumentar a produção e até mesmo inserir outras famílias na "OCS Peroba", mas precisam primeiramente superar o desafio da comercialização, alcançando novos mercados consumidores. Diante desse contexto verifica-se o sistema de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) como uma oportunidade de superação do desafio da comercialização. Trata-se de um sistema que surgiu nos Estados Unidos e que tem por objetivo valorizar os agricultores orgânicos, estreitando as relações entre agricultor e consumidor. No CSA os consumidores pagam um valor fixo mensal aos agricultores e a partir deste valor é determinado quantos itens irão constar na cesta de alimentos que os agricultores fornecerão semanalmente para o consumidor, no conforto da sua casa. O CSA além de aparecer como uma possibilidade de mercado para os agricultores orgânicos, corresponde também a uma comodidade aos consumidores que hoje é muito procurada, percebida através da adesão aos aplicativos do setor alimentício. O CSA consegue juntar de certa forma a produção sustentável e alimentação saudável com as novas tecnologias. Assim, este projeto tem por objetivos i) fomentar a ampliação da produção de alimentos orgânicos; ii) incentivar o consumo sustentável e a alimentação saudável e de qualidade em Itajubá e região; iii) Ampliar o mercado consumidor de produtos orgânicos em Itajubá e região.
_____________
Projeto de Extensão
Expressões econômicas e culturais da feira-livre e a importância da formação dos feirantes para a economia solidária.
2019 - 2019
O projeto teve como objetivos diagnosticar o potencial econômico da feira-livre que ocorre todas às terças-feiras no município de Itajubá e que tem um importante papel para a dinamização da economia local e identificar o perfil dos feirantes e consumidores/frequentadores da feira. O projeto também buscou divulgar a importância deste espaço econômico e social, através da confecção e distribuição de materiais elaborados pela equipe envolvida. O projeto também buscou promover o diálogo entre a feira e o poder público local, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG).
_____________
Projeto de Extensão
Economia Solidária na Peroba - Itajubá/MG: Fortalecendo as práticas de comercialização da agricultura familiar.
2018 - 2019
Partindo desta demanda real e levando-se em consideração a realidade da comunidade, o objetivo deste projeto é promover a capacitação dos grupos produtivos da comunidade rural Peroba do município de Itajubá ? MG, no que diz respeito à comercialização, pautados nos princípios da Economia Solidária.
_____________
Projeto de Pesquisa
Estratégias de uso da terra e os processos de desenvolvimento na comunidade rural da Peroba, município de Itajubá (MG).
2017 - 2019
O objetivo deste projeto é investigar as estratégias, ajustes e acordos no uso da terra no bairro rural da Peroba. O trabalho busca traduzir o modelo de desenvolvimento almejado pelos moradores, explicar a forma de distribuição e uso da terra na comunidade e identificar as mudanças que as estratégias, ajustes e acordos de uso da terra provocam na promoção do desenvolvimento da comunidade.
_____________
Projeto de Extensão
Economia Solidária na Peroba ( Itajubá-MG): geração de renda e emancipação social das mulheres rurais.
2017 - 2017
A partir dos resultados parciais da pesquisa Expressividade socioeconômica da agricultura familiar para o desenvolvimento territorial em municípios do sul de Minas Gerais , o grupo de mulheres do bairro Peroba apresentou demandas que envolvem capacitação para atividades que as valorizem enquanto agricultoras e alavanquem processos de geração de renda. Partindo desta demanda, o objetivo principal do presente projeto é promover a sensibilização da comunidade para a economia solidária, bem como a capacitação do grupo de mulheres na utilização de técnicas de processamento e beneficiamento de produtos produzidos por suas famílias que possibilitem a geração de renda através dos princípios da Economia Solidária, tornando-se uma possibilidade de emancipação econômica e social.
_____________
Projeto de Pesquisa
A importância dos mercados locais e institucionais para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural em municípios do sul de Minas Gerais.
2016 - 2017
Este projeto tem como objetivo traçar um panorama da inclusão produtiva das famílias agricultoras em municípios do Sul de Minas, seja através de mercados locais, regionais ou institucionais, com o intuito de elaborar um diagnóstico acerca das dificuldades e potencialidades destes atores locais e promover sua inserção nestes mercados. Na busca por diagnosticar a inclusão produtiva enquanto elemento participante da economia local, o projeto pretende reafirmar o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento rural.
_____________
Projeto de Extensão
Ações de extensão: articulação entre ensino e pesquisa
2016 - 2017
O presente projeto tem como objetivo levantar discussões a respeito do papel da extensão universitária enquanto dimensão educacional de articulação entre ensino e pesquisa. Pretende-se trabalhar em duas frentes: (1) realizar discussões sobre o papel da universidade e sua relação com a sociedade, que serão conduzidas por convidados experientes nos temas: economia solidária, metodologias participativas, incubadoras de cooperativas populares (ITCP's) , finanças solidárias e agroecologia. (2) realizar oficinas de capacitação de discentes quanto da comunidade, tanto em técnicas de produção sustentáveis quanto em metodologias participativas. O projeto pretende incorporar outras oficinas de capacitação que forem demandadas neste período, tanto pelos discentes quanto pela comunidade e que se enquadrem no objetivo proposto.
_____________
Projeto de Pesquisa
Expressividade sócio econômica da agricultura familiar para o desenvolvimento rural em municípios do sul de Minas.
2016 - 2017
Este projeto tem como objetivo analisar a potencialidade da agricultura familiar para o desenvolvimento territorial de quatro municípios da microrregião Itajubá, no Sul de Minas, através da identificação e análise dos projetos coletivos, programas públicos e sujeitos sociais envolvidos com o tema do desenvolvimento rural da região. A análise e sistematização dos dados obtidos servirão de apoio para planejamentos e estratégias de longo prazo, possibilitando aos atores sócio-políticos identificar pontos fortes e fracos, potencialidades e limitações na organização de ações coletivas para o desenvolvimento rural, bem como para gerar informações e conhecimentos disponibilizados como insumo para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
_____________
Projeto de Pesquisa
Indicativos de Desenvolvimento do Município de Itajubá, MG: Investimentos Públicos e Privados.
2015 - 2017
Este projeto se propõe estudar a relação entre desenvolvimento e sociedade, especificamente a partir dos investimentos públicos e privados na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, enquanto possibilidade de dar suporte aos processos de desenvolvimento no âmbito local e regional. Leva-se em consideração os fluxos e contra-fluxos dos investimentos públicos e privados. A questão que orienta esta proposição é: os investimentos públicos e privados, traduzidos em equipamentos sociais e públicos, são suficientes para promover o desenvolvimento? A proposta se justifica no sentido de rastrear as apostas e os caminhos constituídos pelo poder púbico e iniciativa privada para enfrentar os dilemas do desenvolvimento, diante da predominância de aportes de políticas cuja centralidade vincula-se à lógica do capital versus trabalho. Objetiva-se avaliar, por meio de indicativos sobre educação, trabalho, saúde, habitação, transportes, cultura, se os investimentos, públicos e privados, traduzidos em equipamentos sociais são suficientes para promover o desenvolvimento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se orienta no campo interdisciplinar, uma vez que congrega sobre a leitura do mesmo tema a preocupação de engenheiros, civil e agrônomo, economista, educador, psicólogo e antropólogo, bem como os respectivos mestrandos e iniciantes envolvidos para investigar o tema. Dentro de horizontes quantitativos e qualitativos, se utilizará fonte como entrevistas, documentos, acesso a banco de dados públicos, pesquisa de campo, essencialmente informações que representem as intenções e as intencionalidades de desenvolvimento local.
_____________
Projeto de Pesquisa
Levantamento das potencialidades da Agricultura familiar e Agroecológica das Comunidades Rurais atingidas pela Mineração nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.
2015 - 2016
Descrição: Este projeto tem como objetivo fazer um estudo quantitativo e qualitativo das comunidades rurais dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim - MG com relação às suas formas de organização, produção e potencial para o ecoturismo, bem como com relação ao uso da terra e água, que sirva de subsídio para elaboração dos Projetos Alternativos Comunitários, apoiados pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, voltados ao desenvolvimento solidário no município, com o objetivo de ir além do resgate da dívida social causada pela mineração aos agricultores familiares da região.
__________