Primeira edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária 2016.
- Núcleo Travessia
- May 11, 2016
- 2 min read
O LAMPEIA, movimento estudantil da UNIFEI, e o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) realizaram em maio de 2016 a I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA).

O Evento aconteceu...
O evento foi registrado como uma atividade de extensão do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da UNIFEI e contou com o apoio do Núcleo Travessia e do Comitê da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida na realização, articulando diálogos entre a universidade, a comunidade e os movimentos sociais para debater a importância da luta camponesa, mobilizada pelo MST, em defesa de uma distribuição mais justa da terra no Brasil.Todo layout oferece os recursos sociais mais recentes. Os leitores poderão compartilhar com facilidade os posts em redes sociais como Facebook e Twitter, ver quantas pessoas curtiram um post, quantas fizeram comentários e muito mais. Com Wix poderá construir com facilidade sua comunidade online.
A JURA - Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária
é uma ação que acontece há 03 anos nas universidades públicas de todo o Brasil com o objetivo de inserir o tema no espaço universitário e ampliar as possibilidades de discussão. A atividade geralmente ocorre no mês de abril juntamente com as intensas lutas travadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) nesse período, denominado de “Abril Vermelho” devido ao massacre em Eldorado dos Carajás ocorrido em abril de 1996. A JURA aconteceu em outras 04 instituições do Sul de Minas: UFLA (2 a 6 de maio), UNIFAL (18 a 20 de maio), IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes (12 de maio) e IFSULDEMINAS – Campus Machado (17 e 18 de maio). Na UNIFEI, a jornada contou com o apoio de diversos parceiros como a Universidade Cultural (UC), o grupo Orgânicos Sul de Minas, a Feira Agroecológica e Cultural de Itajubá (FACI), a Associação dos Produtores Rurais de Itajubá e Região (APRIR) e a Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira (APOMM). A programação contou com um espaço para venda de produtos da reforma agrária e exposição de fotos da luta camponesa no Brasil, a exibição do documentário Eldorado dos Carajás – 10 anos, a intervenção cultural camponesa do grupo Sapucaiaços, além da mesa redonda A Tecnologia da Reforma Agrária que contou com a presença da coordenadora do Núcleo Travessia, Viviane Guimarães Pereira.
Commenti