Professor Bruno Milanez traz diálogos entre ciências humanas e ciências da natureza.
- Núcleo Travessia
- Apr 9, 2018
- 2 min read
No dia 09 de abril de 2018, foi realizada pelo Núcleo Travessia, PPG-DTECS e o IEPG a palestra ‘’Diálogos entre ciências humanas e ciências da natureza: uma contribuição para o debate sobre desastres socioambientais’’, ministrada pelo professor Dr. Bruno Milanez.

Ao longo da palestra, foram abordados assuntos importantes sobre os efeitos da mineração no meio ambiente e em comunidades próximas a lugares de exploração, bem como, o papel da academia e das ciências na elaboração de programas que possam colaborar para amenizar tais efeitos e torná-los públicos para toda sociedade.
Faz-se necessária uma ciência engajada, onde os conhecimentos e as pesquisas tenham um caráter inter, multi e transdisciplinares, para que os resultados sejam para além de levantamentos puramente quantitativos e sem relevância qualitativa. É importante uma epistemologia popular.
O tema racismo ambiental também foi pauta do diálogo. O professor trouxe dados que mostram que a maioria da população que habita barragens, muitas delas com alto risco de desabamento, é negra. Os números deixam evidente como a raça define também as construções sociais de um determinado espaço geográfico.
A importância de como se dialogar entre os dados extraídos da pesquisa acadêmica e a forma de disponibilizá-los esteve presente do começo ao fim de toda a exposição do professor.
O debate entre os participantes também foi rico em conhecimento e troca de experiências.
É professor graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Política Ambiental pela Lincoln University da Nova Zelândia. Atuou como pesquisador no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, e também como técnico de planejamento e pesquisa no IPEA. Desde 2010 é professor na Pós-graduação em Geografia e no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica na Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena o Grupo de Pesquisa Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS).
Kommentarer