Oficina Intercomunitária de Comercialização da Agricultura Familiar de Alvorada de Minas.
- Núcleo Travessia
- Sep 4, 2017
- 1 min read
No dia 04 de setembro de 2017, as alunas Tayrine Parreira Brito e Gabriela Belleze, membras do Núcleo Travessia, participaram como facilitadoras da “Oficina Intercomunitária de Comercialização da Agricultura Familiar de Alvorada de Minas”, convidadas pela Cáritas Regional Minas Gerais, que tem atuado na região apoiando a agricultura familiar atingida pela atividade minerária realizada pela corporação Anglo American.
A oficina compunha o projeto “Levantamento das potencialidades da agricultura familiar e agroecológica das comunidades rurais atingidas pela mineração nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim-MG”, executado pelo Núcleo Travessia em parceria com a Cáritas.
O objetivo do seminário de comercialização foi de promover o diálogo entre agricultoras e agricultores de Alvorada de Minas com a atual gestão pública municipal (prefeitura e Emater), afim de que, juntos, construam possibilidades de comercialização para agricultura familiar do município, com dispositivos pautados na Economia Solidária, valorizando os costumes e saberes locais. Os principais mercados discutidos foram a feira livre local e os mercados institucionais (PNAE e PAA).
Estavam presentes no encontro as agricultoras e agricultores familiares da cidade e região, vice-prefeito, chefe de gabinete, vereadores, nutricionistas, secretários municipais, diretoras de escolas e demais membros da sociedade civil, que firmaram compromissos para melhorar a feira e o acesso ao PNAE.
Comments