Encontro de encerramento do projeto Economia Solidária na Peroba.
- Núcleo Travessia
- Dec 12, 2017
- 2 min read
Nos dias 09 e 10 de dezembro, a comunidade Peroba recebeu o Núcleo Travessia e convidados para o encerramento das atividades do projeto de extensão “Economia Solidária na Peroba – Itajubá/MG: geração de renda e emancipação social das mulheres rurais”, realizado ao longo do ano de 2017.

O encontro teve como objetivo celebrar a aproximação dos grupos, os resultados colhidos através da parceria e do projeto de extensão e a apresentação dos vídeos elaborados por integrantes do núcleo sobre a comunidade.
No primeiro dia a comunidade organizou uma gincana com várias brincadeiras, como corrida de saco, cabo de guerra, dança das cadeiras, corrida das vassouras, corrida da laranja e entre outras. Momento mágico, de interação e descontração que levou todos de volta a infância. Após a gincana, membros do núcleo e moradores do bairro continuaram a noite com prozas, come, bebes, jogos, músicas e dança, adentrando a madrugada com muita alegria e animação.
No domingo, dia 10, os integrantes do Núcleo fizeram um almoço coletivo, com parte dos produtos produzidos no bairro e depois se reuniram com a comunidade para a celebração de uma missa, realizada pelo padre Thiago de Oliveira Raymundo, novo integrante do Núcleo Travessia.
Após a missa, alunos do Núcleo Travessia realizaram a apresentação de dois vídeos elaborados com os temas das atividades que faziam parte do projeto em questão. O primeiro vídeo contemplou as atividades realizadas, de modo geral, ao longo do ano; e o segundo vídeo contemplou atividades relacionadas às mulheres da comunidade. O encontro se encerrou com uma linda homenagem à atuação do núcleo junto à comunidade, articulada pelas mulheres que participaram do projeto de emancipação, onde leram um belo poema e entregaram saborosas lembrancinhas: geleias produzidas por elas próprias.
Ao final, o Núcleo Travessia proporcionou um café da tarde com bolos, bolachas, sucos, cafés, biscoitos para todos os presentes.
Comments