Devolutiva do projeto de pesquisa Levantamento das Potencialidades da Agricultura Familiar.
- Núcleo Travessia
- Oct 20, 2016
- 2 min read
Entre os dias 25 e 26 de agosto o Núcleo Travessia realizou a devolutiva dos resultados da pesquisa sobre o “Levantamento das potencialidades da Agricultura familiar e Agroecológica das Comunidades Rurais atingidas pela Mineração nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim” realizada em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. O evento ocorreu em Conceição do Mato Dentro – MG e contou com a participação dos assessores técnicos da Cáritas na região, bem como de lideranças comunitárias e agricultores que acompanharam e contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa.

Além da apresentação dos resultados da pesquisa, foi realizado trabalho em grupos para a construção de uma agenda de ações para contribuir com o plano de trabalho da Cáritas na região. Este evento firmou o compromisso entre o Núcleo Travessia e a Cáritas de continuação da parceria no sentido de pensar caminhos e ações para o desenvolvimento rural em bases familiares, solidárias e sustentáveis.
A segunda devolutiva
Também entre os dias 5 e 7 de outubro o Núcleo Travessia realizou uma segunda devolutiva da mesma pesquisa, porém, na Universidade Federal de Itajubá. O evento contou a participação de assessores técnicos da Cáritas e lideranças camponesas da região. Além da apresentação dos resultados da pesquisa, o evento contou com a apresentação do trabalho da Cáritas na região estudada, a fim de mostrar todos o esforço da entidade para construir uma outra via de desenvolvimento para as comunidades rurais severamente impactadas pela mineração. O terceiro momento importante do evento foi a visita ao bairro rural Peroba de Itajubá-MG para troca de experiências, mas também para apresentar os trabalhos do Núcleo Travessia e seu compromisso com a agricultura familiar.
O evento também contou com a participação do professor Adriano Santos, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), que fomentou e qualificou a discussão sobre o papel da universidade pública brasileira na sociedade, sobre a extensão universitária e sobre os impactos profundamente negativos da aprovação da PEC241 para a universidade pública.

Comments