top of page

Defesa de dissertação de Karinne Borges Bernardes.

A aluna, membra do Núcleo Travessia, Karinne Borges Bernardes, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, tecnologias e Sociedade, defendeu dissertação de mestrado, intitulada “Fragmentação da terra no município de Piranguinho: ameaças à agricultura familiar”, no dia 21/11/2019, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof.ª Dr.ª Viviane Guimarães Pereira (Orientadora – Núcleo Travessia/PPG-DTecS/UNIFEI), Prof.ª Dr.ª Bruna Mendes de Vasconcellos (examinadora externa da banca – Universidade Federal do ABC – UFABC) e Prof. Dr. Luiz Felipe da Silva (membro interno da banca – Núcleo Travessia/DTecS/UNIFEI).

A dissertação defendida pela aluna teve como foco a situação da agricultura familiar a partir da fragmentação da terra. O objetivo deste trabalho é compreender como o fracionamento do espaço rural, com finalidade de exclusiva moradia, ameaça a agricultura de base familiar no município de Piranguinho, afetando as atividades agropecuárias e o desenvolvimento rural. O fracionamento do espaço rural em áreas menores que o módulo rural dificulta ao ocupante da terra o sustento pela atividade rural em terra própria e incentiva a pressão imobiliária, afetando o desenvolvimento local.


 
 
 

Comentarios


ACOMPANHE NOSSO TRABALHO

  • Black Facebook Icon

© 2020 por Núcleo Travessia.

bottom of page