Defesa de dissertação de Gabriela Santos.
- Núcleo Travessia
- Sep 9, 2019
- 1 min read
A aluna, membra do Núcleo Travessia, Gabriela Santos, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, defendeu dissertação de mestrado, intitulada “Trabalho rural na cultura do morango e malformações congênitas: estudo de associação”, no dia 09/08/2019, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof.ª Dr.ª Daniela R. T. Riondet-Costa (membra interna da banca–MeMARH/UNIFEI), Prof. Dr. Luiz Carlos Dias Rocha (membro externo da banca – Instituto Federal do Sul de Minas - IF Campus Inconfidentes) e Prof. Dr. Luiz Felipe da Silva (orientador da pesquisa – Núcleo Travessia/DTecS/UNIFEI).

A dissertação defendida pela aluna teve como foco a situação da agricultura familiar a partir da elevada exposição de trabalhadores rurais a agrotóxicos utilizados na produção de morango e como pode provocar desfechos desfavoráveis à saúde. O objetivo do trabalho apresentado foi de investigar a associação entre a exposição a agrotóxicos utilizados na produção de morango e a ocorrência de malformações congênitas (MC) entre os filhos das trabalhadoras e dos trabalhadores. O estudo foi realizado com agricultores e agricultoras das zonas rurais de Bom Repouso, Estiva e Pouso Alegre, municípios do Sul do estado de Minas Gerais.

Comments