top of page

Defesa de dissertação de Ednilson Moisés de Lima e Silva.

O aluno, membro do Núcleo Travessia, Ednilson Moisés de Lima e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, tecnologias e Sociedade, defendeu dissertação de mestrado, intitulada “Terra e Herança: uso, posse e desenvolvimento num bairro rural do Sul de Minas Gerais”, no dia 27/04/2020, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof.ª Dr.ª Viviane Guimarães Pereira (Orientadora – Núcleo Travessia/PPG-DTecS/UNIFEI), Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Souza de Oliveira (examinadora externa da banca – Universidade Federal de Lavras – UFLA) Prof. Dr. Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro (examinador externo da banca – Universidade Federal de Minas Gerais) e Prof.ª Dr.ª Denise Pereira de Alcântara Ferraz (examinadora interna da banca – PPG-DTecS/UNIFEI).

A dissertação defendida pelo aluno teve como foco os agricultores familiares que possuem pequenas propriedades e assumem estratégias próprias para acessarem e/ou manterem-se na terra ou, mesmo, ampliarem a sua dimensão, uma vez que há a necessidade de fragmentação das terras durante a passagem de herança. A pesquisa aconteceu no bairro Peroba, localizado no município de Itajubá, Sul de Minas Gerais, e teve como objetivo explicar a configuração atual do bairro em sua relação com as estratégias, acordos e ajustes assumidos por seus moradores na posse e no uso da terra. Isso porque a terra, ameaçada pela herança, significa possibilidade de permanência e de trabalho no campo, bem como dá garantias à sucessão das atividades rurais e dos modos de ser, viver e fazer às gerações seguintes.


 
 
 

Comments


ACOMPANHE NOSSO TRABALHO

  • Black Facebook Icon

© 2020 por Núcleo Travessia.

bottom of page