Defesa de dissertação de Gabriela Belleze.
- Núcleo Travessia
- Mar 31, 2017
- 1 min read
A aluna Gabriela Belleze, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, defendeu a primeira dissertação de mestrado vinculada às discussões do Núcleo Travessia. Intitulada “Comunidades rurais tradicionais atingidas pelo projeto de mineração Minas-Rio: Afinal, desenvolvimento para quem?”, sua defesa ocorreu em 31/03/2017, no Auditório do Centro de Educação - CEDUC.
A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Prof. Dr. Bruno Milanez (membro externo – Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais), Prof.ª Dr.ª Viviane Guimarães Pereira (presidente/orientadora), Prof. Dr. Carlos Alberto Máximo Pimenta (membro interno vinculado – IEPG/UNIFEI) e Prof. Dr. Luiz Felipe da Silva (membro interno vinculado – IRN/UNIFEI).

A pesquisa da Gabriela dá o tom à trajetória que o Núcleo Travessia assumiu quando se consolidou. Revela a importância do debate do termo rural para o nosso desenvolvimento. Seu trabalho teve como foco o estudo do conflito socioambiental em Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, em Minas Gerais, com ênfase nas comunidades rurais atingidas pela mineração por meio do projeto Minas-Rio da empresa Anglo American.
Justifica-se o esforço desta pesquisa no campo da justiça ambiental, uma vez que o objetivo é dar voz aos sujeitos atingidos e silenciados pelos grandes projetos de “desenvolvimento”. O trabalho busca compreender o impacto do empreendimento minerário Minas-Rio, nas comunidades rurais, a partir das famílias agricultoras; além de identificar a situação das comunidades rurais de Descoberto e Bom Jesus, localizadas na área em que a mineradora adquiriu para cumprir as medidas compensatórias exigidas.
Comments