Oficina de Sensibilização para o Trabalho Coletivo com Sônia Bellardi.
- Núcleo Travessia
- Sep 25, 2017
- 1 min read
No dia 25 de setembro, foi realizada a Oficina de sensibilização para o trabalho coletivo mediada pela psicopedagoga Sônia Bellardi, no Centro de Educação da Universidade Federal de Itajubá - CEDUC. A oficina contou com a presença dos integrantes do Núcleo Travessia, alunos do programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade e da comunidade. A oficina faz parte do permanente processo de formação dos membros do Núcleo para o trabalho coletivo e engajado que se pretende.

A Oficina aconteceu em dois momentos, onde de manhã a mediadora aplicou a metodologia de psicomotricidade de Simonne Ramain. Este método, de acordo com Sônia, necessita da atenção permanente dos participantes durante a execução, levando em conta a noção do espaço, da coordenação motora, de simetria, concentração, memória, iniciativa, capacidade de transferência das experiências próprias, da comunicação interpessoal, bem como a percepção do próprio corpo: a visual e auditiva.
Sônia encerrou a manhã esclarecendo que o resultado do exercício não se configura em uma questão central e o que realmente se torna relevante é o esforço individual realizado e as autopercepções que foram evidenciadas e verbalizadas. O fato de as mesmas serem socializadas no grupo também se torna muito importante para reforçar a autopercepção de cada um.
No período da tarde, a proposta de atividade foi em torno do trabalho em grupo, que também foi baseada na metodologia de psicomotricidade de Simonne Ramain.
No término do trabalho, Sônia convidou os participantes a comentarem quais foram as percepções que tiveram durante a execução da atividade.
Comments